FAIL (the browser should render some flash content, not this).



CPR

Garantia do cumprimento das obrigações da Cédula do Produtor Rural (Agrícola e Pecuário). Disponível apenas para Pessoa Jurídica.

A Cédula do Produto Rural (CPR) é um título de promessa de entrega de produtos rurais que pode ser emitida pelos agricultores e suas associações, inclusive cooperativas. É endossável e exigível pela quantidade do produto nela previsto.

Sua liquidação só é permitida por meio da entrega física da mercadoria. Por meio da CPR, o produtor antecipa a venda da produção, principalmente com a finalidade de obter recursos para custear o plantio. Pode ser negociada nos mercados de bolsas e de balcão, desde que registrada na Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos (CETIP). Para dinamizar e tornar mais atraentes e seguras essas operações, o Banco do Brasil e outros bancos concedem aval aos emitentes da CPR, mediante a cobrança de comissão.

O Banco do Brasil também realiza leilões das CPRs por ele avalizadas e já está começando a operar com a CPR Export, destinada à venda de produtos agropecuários no mercado internacional, com entrega física. A CPR com Liquidação Financeira tem as mesmas características da CPR física, mas possibilita o pagamento em dinheiro na data de vencimento do título.

Por intermédio da CPR com liquidação financeira, outros agentes econômicos, investidores externos, fundos de investimentos ou fundos de pensão, podem participar do financiamento ao setor rural, diminuindo os custos para o produtor. Ao fazerem a venda antecipada da produção, tanto o agricultor como a cooperativa poderão optar pelo uso da CPR com entrega do produto ou pela CPR liquidação financeira. Nessa modalidade de CPR é definido um preço de referência (ou índice de preços) para determinar o valor de resgate do título na data de vencimento.

Neste caso, a Seguradora garante o cumprimento das obrigações da CPR tanto para produtos agrícolas como para pecuários.

 

Fale conosco




E-mail: YRD Corretora de Seguros